276

Arquivos Públicos do Município Ganha Nova Plataforma Digital

Com uma nova perspectiva do conceito de oferta de transparência pública, voltada para a integral possibilidade de os cidadãos cristalenses, bem como do mundo todo, ter acesso a um banco de dados com milhares de informações sobre o Município de Cristais Paulista, foi lançado hoje (19/10) a Plataforma Digital do Museu Histórico Municipal – Arquivos Públicos do Município. Um trabalho realizado em parceria entre a Prefeitura Municipal local, através do próprio Museu Histórico, e a empresa Eddydata Tecnologia em Gestão Pública.

Arquivos Públicos do Município Ganha Nova Plataforma Digital

A nova plataforma, já acoplada ao site oficial do Poder Executivo (www.cristaispaulista.sp.gov.br) – bastando acessar a aba “ARQUIVOS PÚBLICOS” na página principal. A nova plataforma abrange uma rica coleção de recursos, incluindo: arquivos públicos; material audiovisual; documentos históricos; acervo bibliográfico; biografias de figuras notáveis; mapas históricos; periódicos de época (Revistas Históricas); imagens e muito mais. “Esses elementos ajudarão aos interessados a explorarem uma vasta gama de documentos que visam retratar a História de Cristais Paulista de maneira abrangente em tempos passados, mas também atos diversos do tempo presente.

Márcio Dib – Diretor do Museu Histórico – ressalta que é importante considerar que ainda estamos trabalhando intensamente na plataforma. Queremos garantir que tudo esteja perfeito em um espaço de tempo muito breve, e considerar também que quando se trata de Museu Público e Arquivos Públicos os trabalhos não acabam, são constantes implantações realizadas cotidianamente ao longo dos anos”, explicou Dib, que salienta ainda: “estamos dedicando nossos esforços para reunir e organizar todo esse valioso conteúdo para o município, para que se preserve em todos os aspectos possíveis a História da Comunidade Cristalense”.

Já para Adriano Migani, Diretor da empresa Eddydata, “o trabalho realizado demandou uma vasta construção do sistema, ordenada conjuntamente entre a empresa Eddydata e o setor de Arquivos Públicos de Cristais Paulista, visando oferecer a todos os interessados a possibilidade de pleno conhecimento sobre a municipalidade como um todo, de maneira única”, explanou Migani.