Semana de 26 a 30 de abril. 4 ano A
ENSINO FUNDAMENTAL
CONTEÚDO
Equilíbrio/Agilidade
ATIVIDADES
Salto e equilíbrio
Correr nas cores
MATERIAIS
8 copos (ou potes), 1 régua (ou graveto)
4 pedaços de papel coloridos(pode ser colorido à mão) ou 4 objetos de cores diferentes
OBJETIVOS
Desenvolvimento e aprimoramento do equilíbrio, tão necessário para atenção dos alunos, além de agilidade e velocidade.
DESENVOLVIMENTO
Salto e equilíbrio:
Utilize o piso como referência para o quadrado ou desenhe no chão com fita ou risco. O aluno fica no centro deste. Posicione 2 copos de cada lado desse quadrado à uma distância que cabe a régua apoiada sobre eles. O exercício consiste em posicionar a régua sobre os dois copos, saltar sobre eles duas vezes, para frente e para trás, depois trocar a régua de copos com o pé, tentando equilibrar a régua sem deixar cair. Repita o salto e depois troque a régua de lugar até completar o quadrado, voltando para onde começou. Então repita o procedimento mas agora troque a régua de lugar com o outro pé.
Correr nas cores:
Os quatro objetos coloridos ou quatro pedaços de papel devem formar um quadrado grande, conforme espaço disponível e o aluno fica no centro deste quadrado. Ao comando da cor, o aluno deve correr na cor falada, encostar a mão e voltar para o centro. Depois dar o comando de duas cores e posteriormente três, para que o aluno consiga correr no menor tempo possível.