Semana de 15 a 19 de Março 4° ano A
|
ENSINO FUNDAMENTAL |
CONTEÚDO |
Lateralidade
|
ATIVIDADES |
Direita/ esquerda Cada um no seu quadrado
|
]MATERIAIS |
Bolinhas (podem ser de papel); cabo de vassoura Quadrado no chão (pode ser o piso ou um quadrado com fita).
|
OBJETIVOS |
Desenvolvimento da lateralidade (2 lados do corpo) é a partir desta habilidade que as crianças podem elaborar melhor seus movimentos desenvolvendo o conhecimento de si próprio e assim do mundo ao seu redor. Habilidade motora.
Noção de espacial com os comandos frente, trás, direita, esquerda.
|
DESENVOLVIMENTO |
O aluno inicia segurando o cabo de vassoura, a uma certa distância uma pessoa lança as bolinhas ao aluno, este devem captura-la cada hora com uma das mãos (direita/esquerda) ou rebatê-las e segurar novamente o cabo de vassoura antes que ele caia. Caso necessário, iniciar perto da criança para que ela tenha segurança para capturar as bolinhas e ir afastando conforme for ficando fácil para elas.
A criança inicia dentro do quadrado. Alguém dita 2 comandos para ela que deve primeiro ouvir e só então executá-los, sempre na ordem que foram ditos e sempre passando pelo quadrado entre eles. Por exemplo: “direita, frente” a criança salta para a direita, volta para o quadrado, salta para frente e volta para o quadrado. Conforme estiver fácil para a criança ir aumentando a quantidade de comandos, por exemplo: "esquerda, trás, direita". Usar todos os comandos (frente/ trás/ direita/ esquerda). Evitar repetir os comandos ditados para que assim a criança trabalhe memória e atenção.
|